Unimed Campo Grande adota solução de workflow

0
8


A Unimed Campo Grande está investindo para modernizar o parque tecnológico. A iniciativa inclui um projeto de automação de processos de trabalho (workflow), que está sendo desenvolvido pela e-Office, empresa parceira da ImagePro, distribuidora no Brasil da americana Captaris. Com cerca de mil e cem médicos associados e mais de 100 mil vidas seguradas, a empresa idealizou o projeto para aperfeiçoar o processamento das contas médicas, melhorando o atendimento a cooperados e clientes. Esse processamento permite à organização reembolsar os médicos cooperados e prestadoras de serviços, bem como outras organizações do Sistema Unimed, dos custos que elas registraram ao atender as pessoas.

“Nossa filosofia é ser referência no sistema Unimed pela ética e pela atuação focada no bem-estar dos segurados e na alta qualidade dos serviços prestados. Por isso, optamos por adotar uma tecnologia que nos auxiliasse a solidificar essa missão”, afirma Nelson Dias dos Santos, gerente de tecnologia da Unimed Campo Grande.

Implementada no início de 2006, a ferramenta Captaris Workflow estabelece regras de negócios fixas e estáveis que envolvem todo o processo de contas médicas como “quando” e “onde” é necessário se fazer uma auditoria médica antes de executar o reembolso. “Ao automatizar os processos que antes eram feitos manualmente, eliminamos o vai e vem de documentos, que ficavam muitas vezes de mesa em mesa e corriam o risco de extraviar”, explica o gerente.

A partir da ferramenta fornecida pela e-Office, com o apoio da ImagePro, tudo passou a ser feito via Internet, desde a tramitação e análise até a consulta de documentos. Sendo assim, mais de uma pessoa pode acessar o mesmo documento, sem ter de procurá-lo pelos departamentos, ou aguardar que terminem de utilizar o arquivo. “Os processos ficaram mais seguros e ágeis, reduzindo nossos custos operacionais em 25%. Além disso, os prazos das contas médicas passaram a ser melhor controlados”, comemora.

O bom desempenho do projeto motivou a Unimed Campo Grande a ampliá-lo para outras áreas. Ainda este ano, a Cooperativa pretende expandir o uso do workflow para os processos de solicitação de autorização de consultas, que poderão ser solicitadas a partir até dos consultórios dos médicos cooperados, via internet, evitando que os segurados tenham que se deslocar para obter tal tipo de documento.