Unimed centraliza gerenciamento

0
14


Buscando atender a uma série de particularidades do mercado de saúde privada, a unidade catarinense da Unimed desenvolveu o SGU – Sistema de Gestão Unimed. Com ele, é possível gerenciar processos envolvendo milhares de usuários de plano de saúde em todo o estado, espalhados por diferentes unidades.

“O SGU é composto por quase cinco mil programas, manipulando dados em 340 tabelas diferentes. Todo o sistema foi criado com base no conhecimento, de maneira independente da plataforma tecnológica utilizada. Além disso, a manutenção é facilitada graças ao GeneXus, da multinacional ARTech”, destaca Mozart Moser, gerente de TI da Unimed/SC.

Segundo o gerente, a tecnologia utilizada permite aos 250 usuários fazer uso de um sistema com performance diferenciada e interface bastante amigável, contando ainda com novidades como os módulos estatísticos, por exemplo. “Para garantir a integridade das informações, todo acesso às funções do sistema precisa ser autenticado, obrigando os usuários a trocar suas senhas trimestralmente”, complementa. “Além disso, nenhum programa pode ser alterado por dois analistas ao mesmo tempo, garantindo maior rigidez no controle”.

Atualmente o SGU é utilizado pela Federação de Santa Catarina, nove Unimeds prestadoras (via Internet, com processamento centralizado pela Federação), e nas Unimeds de: Unimed de Joaçaba/SC, Unimed de Caçador/SC, Unimed de São Bento do Sul/SC. Outras empresas do Grupo também se beneficiam do sistema como é o caso da Unisanta Transporte Aeromédico e Central de Autorizações (Florianópolis/SC).

“O mundo de hoje é totalmente baseado em processos interligados, formando uma enorme relação de causa e efeito. E a tecnologia deve acompanhar essa tendência, permitindo que os recursos empregados estejam voltados especificamente aos processos de negócios, e não a questões operacionais como manutenção ou desenvolvimento”, explica Breogán Gonda, presidente da ARTech.