Unimed Seguros incorpora tecnologia VoIP

0
2


Para otimizar a rotina administrativa dos colaboradores, reduzir custos com ligações telefônicas e facilitar a aplicação da política de segurança da informação, a Unimed Seguros implantou nos escritórios a tecnologia VoIP (voz sobre Internet Protocol). A plataforma torna possível estabelecer conversações telefônicas em uma rede IP, transformando os sinais de voz em pacotes digitais para transmissão na Internet. “O principal benefício desse sistema é a economia. Estimamos uma redução nos custos com ligações locais e interurbanas na ordem de R$ 100 mil ao ano, a partir de 2007”, relata Rafael Moliterno Neto, diretor de Planejamento da Unimed Seguros.

Além da diminuição dos gastos, a tecnologia VoIP garante segurança na aplicação automática de atualizações nos equipamentos entre os escritórios e velocidade no acesso aos sistemas corporativos, e-mail, compartilhamento de informações e documentos. Segundo Rafael, os 440 colaboradores da empresa farão uso do sistema VoIP, sendo a área de negócios a de maior utilização, com cerca de 25% dos usuários.

“Toda nova tecnologia pressupõe a quebra de alguns paradigmas, pois modifica a forma como as pessoas acessam e tratam informações e recursos. No caso, nossos ramais internos sofreram atualizações e passamos a gerir a segurança da informação em nossos escritórios de forma mais consistente. Porém, todos os usuários receberam com entusiasmo a novidade”, afirma o executivo.

A plataforma VoIP utilizada pela Unimed Seguros é provida pela Embratel. A escolha do parceiro obedeceu critérios de um RFP (Request for Proposal) entre fornecedores visando atender coletivamente as empresas do Complexo Unimed que já utilizavam os serviços da Embratel. Nesse contrato, a Unimed Seguros encontrou as vantagens de escala e economia que buscava para a implantação desta tecnologia.