Unimix moderniza central telefônica

0
2



No início do ano de 2008 a Unimix começou uma estruturação interna para fortalecer a participação das administrações regionais, localizadas em Recife, João Pessoa, Goiânia e Palmas, nos processos da empresa, além da mudança de endereço da nova sede baseada no Distrito Federal. Para suportar essa estruturação e o novo momento da companhia era necessário também que a tecnologia acompanhasse esse movimento. “A infraestrutura de rede e telefonia era limitada, com uma capacidade inferior ao que realmente precisávamos e com recursos bem reduzidos”, explica Luiz Vicente Paschoal Filho, gerente de infraestrutura de TI da Unimix.

 

Para atender a demanda da Unimix, a LG-Nortel, em parceria com a Néctar Tecnologia, canal LG-Nortel, instalou a solução de telefonia iPLDK60, com duas centrais em Brasília, totalizando 96 ramais. Além de uma central em Goiânia com 24 ramais e uma central nos demais escritórios com oito ramais cada. “Para o sucesso do projeto de interligação das unidades, era pré-requisito ter um canal de VPN entre Brasília-João Pessoa, Brasília-Recife e João Pessoa-Recife, para garantir que as informações fossem trocadas com total segurança”, ressalta Paschoal.

 

O projeto completo contempla 16 canais VoIP na sede e quatro em cada filial. Em breve será instalada uma terceira central em Brasília para distribuir as linhas digitais para as outras regiões. A Nectar também foi responsável pela implementação, administração e manutenção da central telefônica. “Nosso projeto envolveu toda a segurança perimetral das unidades e sua interconexão, as funcionalidades das redes LAN, WLAN e a comunicação de voz”, explica Marcelo Villares Coelho, diretor comercial da Néctar e responsável pelo projeto.

 

A Unimix buscava na nova estrutura integrar as filiais, reduzir os custos da conexão das filiais à rede central, aumentar a capacidade e agilidade das operações, porém, assegurando a confiabilidade das informações. Com o equipamento LG-Nortel, a Unimix pode também otimizar a equipe. “Antes, todas as ligações eram realizadas pela telefonista, agora eliminamos um processo e com isso agilizamos essa ação”, comenta o gerente. Outro destaque ficou por conta da agilidade de comunicação com as regionais. De acordo com Paschoal, a aceitação do produto foi muito rápida entre os colaboradores.