Unisys digitaliza acervo do Arquivo do Estado de São Paulo

0
1

A Unisys finalizou o projeto piloto de digitalização do acervo do Arquivo do Estado de São Paulo – criado junto a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em 1998. Mais de 45 mil imagens de revistas dos séculos 19 e 20 e ilustrações – entre quadrinhos, caricaturas de jornais e revistas de SP – já estão no banco de dados do Arquivo, disponíveis para consulta aos pesquisadores que visitam o local. Por ser um projeto piloto, o
volume representa 1% do total de documentos que o Arquivo oferece (ou 80 GBytes de dados), mas já serve como amostra para um projeto futuro maior.

A Fapesp escolheu a Unisys como integradora desse projeto piloto a partir de uma licitação baseada em qualidade, em 1998. A solução da Unisys inclui o software Unisys Image Folder (de digitalização de imagens), três servidores de rede, dois scanners, o cabeamento e a integração da rede, a instalação do banco de dados das imagens (SQL Microsoft) e o treinamento dos funcionários do Arquivo.

O banco de dados das imagens está disponível para consulta por meio de dois computadores do Arquivo. A digitalização também previne a perda de documentos originais em incêndios e o próprio roubo de documentos raros. O sistema permite a gravação em CD das imagens – serviço tarifado pelo Arquivo – eliminando o processo de fotocópias. Com isso, o pesquisador pode levar para casa a informação que deseja. Os documentos que ainda não estejam no banco de dados podem ser digitalizados em scanner na hora (serviço também tarifado) e gravados no CD.