Unisys integra sistema de gestão na ECT

0
1

Está na fase final de implementação a “Solução Integrada de Gestão Empresarial” – sistema de gestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que conta com tecnologia de business intelligence em interface com data warehouse. Integrada pela Unisys, a solução analisa informações de interesse estratégico da ECT em diferentes áreas, como operacional, tecnológica, financeira, de recursos humanos e de vendas, auxiliando na tomada de decisões.

A Unisys venceu a concorrência para iniciar o projeto no início de 2000, visando a implementação da ferramenta de BI com a solução de gestão (ERP da J.D. Edwards) junto ao data warehouse. A conclusão do projeto está prevista para o início de 2004.

As informações geradas pela solução permitem ao usuário da ECT obter visões detalhadas de diversos assuntos, por diferentes perspectivas. Na Administração Central dos Correios, localizada em Brasília, é possível acessar informações como tratamento e distribuição de encomendas e cartas – chamados de “objetos” na ECT – para avaliar o tempo médio entre postagem e entrega, taxa de ocupação das aeronaves e tipos de objetos transportados, nos diversos centros do país. No setor de vendas, o executivo pode identificar os produtos mais vendidos e sua sazonalidade, por região ou agência.

Para a área de RH, já é possível controlar o pagamento, cadastro, benefícios e cargos de empregados sob diferentes perspectivas, como por unidade organizacional, por tipo de despesa ou por tipo de benefício. A solução também pode ser utilizada para se obter um detalhamento completo do perfil dos empregados por faixa etária, sexo, nacionalidade, nível de escolaridade, por tipo de dependente, entre outras informações. No financeiro, a solução analisa os saldos de conta contábil e saldo de caixa das agências dos Correios.