Unisys investe em inclusão social

0
13


A Unisys, empresa de serviços e soluções em Tecnologia da Informação, em parceria com a escola estadual Dom Duarte Leopoldo, abriu nova turma de alunos da Escola de Informática e Cidadania da Unisys (EIC) em Veleiros, São Paulo. Esta é a primeira turma formada por jovens da comunidade da região que não possuem vínculo com a companhia – até então apenas os parentes e/ou funcionários terceirizados de baixa renda da Unisys tinham acesso à EIC. A iniciativa faz parte do projeto de inclusão social da empresa, que utiliza a informática como instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

A turma é formada por 15 estudantes (entre 15 e 16 anos) do ensino médio da escola. “O objetivo é ampliar as oportunidades para esse público e ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho. Hoje grande parte das ofertas de emprego exige como pré-requisito básico conhecimento em computação”, diz Vanessa Cuzziol, coordenadora de Responsabilidade Social da Unisys.

As aulas serão ministradas por seis educadores que já são funcionários voluntários da empresa, capacitados pelo CDI (Comitê para a Democratização da Informática). Além de promover a inclusão digital com aulas de computação, o curso da EIC promove debates sobre a realidade social dos alunos, visando à emancipação humana, a formação do cidadão crítico e pleno, a igualdade e a democracia.