Universo digital corporativo


O que é a cadeia de valor de uma companhia? A resposta mais imediata é a rede composta por empresas fornecedoras e clientes. Dando continuidade a esse raciocínio, em seguida, lembram-se dos funcionários, colaboradores e assim por diante. Mas a resposta completa é bem mais ampla e envolve o universo digital da corporação.

Numa palestra do IT Conference, organizado pela IT Mídia, o diretor da E-Consulting, Daniel Domeneghetti, lembrou que hoje as companhias têm de se relacionar por meio da rede até mesmo com pessoas e organizações com as quais não gostaria. “E tem de tirar o melhor possível dessas interações”, acrescentou Domeneghetti. Um exemplo? As organizações não-governamentais, por exemplo, que às vezes podem estar contra a companhia ou em desacordo com suas iniciativas. Além disso, há outros indivíduos e organizações com as quais a empresa não se esforçaria para negociar, mas que hoje tem de fazê-lo, e com sucesso.

A palestra de Domeneghetti integrou o track de Melhores Práticas, que contou com os cases da Alcoa Alumínio, apresentado por Marcos Caldas, e da Camargo Correa, por Wellington Briagante. Nos dois casos de sucesso, os principais aspectos abordados foram as questões transacionais, aquelas que envolvem valores financeiros.

Ao final, todos os palestrantes concordaram que no Universo Digital, as companhias têm mesmo de fazer negócios com parceiros imprevistos, sem recursos financeiros envolvidos diretamente, mas que têm muito valor no ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima