Usabilidade conta muito

Assim como as lojas físicas têm vitrines de apresentação dos produtos, o visual de uma loja virtual é o seu cartão de visitas. E quanto mais fácil a navegação, o processo para encontrar um produto e a finalização da compra, maior é a tendência do cliente comprar. Segundo Alexandre Soncini, diretor de vendas e marketing da Vtex, a maioria das compras são realizadas por impulso. Nesse caso, diminuir o tempo para concluir uma compra é um grande diferencial. “A usabilidade o auxilia em sua tomada de decisão e melhora muito a experiência de compra, fomentando a recompra e a indicação”, afirma. Segundo Soncini, quanto mais fácil for para fechar um pedido, melhor será a experiência de compra e maior a possibilidade de que ele volte ao site.
Além da facilidade e rapidez, o diretor acrescenta que o cliente quer bons preços e bom atendimento, e é isso que os fideliza e diferencia a loja entre os concorrentes.  “Em um segmento com cada vez mais concorrentes, são os pequenos detalhes que farão a diferença”, diz Soncini. Ele acrescenta que o importante é conhecer o público alvo para entregar um conteúdo direcionado. “Quanto mais personalizada for a loja de acordo com o perfil dos consumidores, melhor serão os resultados”, afirma.
Na visão do executivo, a melhor forma de oferecer uma boa navegabilidade para o cliente é realizando testes AB, que analisa os resultados de acordo com o perfil do público e otimiza as versões para encontrar quais são as opções de layout e usabilidade que mais dão retorno. “Como o e-commerce é algo muito novo e recente, ainda existe muito para se explorar e o melhor jeito de descobrir o que é certo ou errado é testando. Para cada loja virtual, mix de produto e público-alvo, existe uma versão que pode ser melhor que outra que somente os testes AB podem confirmar”, explica Soncini.

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