Usaçucar moderniza sistema de produção

0
2

Para automatizar a rotina operacional das unidades de produção localizadas nos municípios paranaenses de Maringá, Paranacity, Tapejara e Ivaté, a Usaçucar escolheu a plataforma PIMS C/S, fornecida pela Próxima, empresa de sistema de gestão de negócios na agroindústria.
A empresa adquiriu todos os módulos de gestão agrícola e industrial, eliminando completamente o fluxo de papéis e o uso de planilhas Excel. Agora, todas as informações sobre a cadeia produtiva das unidades e sobre o escoamento da produção, extraídas do ERP e consolidadas no banco de dados Oracle, estão disponíveis on-line e em tempo real. Um link de fibra óptica interligando todas as unidades e a matriz permite que o usuário de uma das usinas levante informações das demais. “Houve uma democratização do acesso aos dados”, comemora Sérgio Galinari, gerente de informática da Usaçucar.
Para tanto, houve a necessidade de expansão da estrutura de TI: aquisição de um servidor de banco de dados, instalação de um servidor de arquivo em cada unidade e melhoria na configuração dos equipamentos de rede, para atender a demanda de entrada de dados e consultas das informações.
De acordo com Gilberto Girardi, presidente da Próxima, a implementação do PIMS C/S tornou mais rápido o fechamento dos dados de custos, cujo prazo foi antecipado para o quinto dia útil de cada mês. Além disso, diz ele, a gestão agrícola passou a utilizar diversos indicadores de custos nas reuniões mensais dos gerentes e diretoria. Outras vantagens foram agilidade conferida na entrada de dados, a disponibilidade de informações para consultas com a utilização de coletores de dados e automação dos processos de balança e laboratório.