Usina Boa Vista implementa telefonia IP

0
2



O Grupo São Martinho, produtor de açúcar e álcool, inaugurou em setembro de 2008 uma unidade no estado de Goiás: a Usina Boa Vista. Esta, por sua vez, já foi concebida e preparada para receber as mais modernas tecnologias, entre elas o sistema telefônico baseado numa plataforma IP. A integradora Goldnet foi parceira no projeto e implantação deste ambiente tecnológico.

 

Logo de início a instalação da plataforma IP já permitiu economia de R$ 60 mil pela não necessidade de instalação de cabos exclusivos para telefonia, pois o cabeamento é o mesmo para a rede de dados e voz. A plataforma Cisco engloba 170 ramais e estes operam no sistema “plug and play” que na mudança de local do aparelho telefônico de um andar para outro, por exemplo, o número do ramal acompanha. Dessa forma, o colaborador leva o ramal dele para qualquer localidade dentro da empresa. Numa segunda fase, vários novos recursos de mobilidade serão implementados.

 

Com a tecnologia, a Usina Boa Vista faz ligação ramal a ramal para as outras unidades do grupo localizadas nas cidades de Pradópolis e Iracemápolis, ambas no interior de São Paulo, e também para o escritório corporativo, na capital. Com isso, já foi verificada redução de 80% nos custos de ligação de longa distância (DDD), pois a maioria das ligações era entre as filiais. Essas usinas mais antigas terão num futuro próximo ambientes híbridos que atendam as duas plataformas IP e telefonia convencional. “Já estamos colhendo vários benefícios proporcionados pela plataforma IP”, comenta Edi Claúdio Fiori, gerente de TI do Grupo São Martinho.