O mercado latino-americano de banda larga tem obtido altas taxas de crescimento graças aos esforços das empresas participantes do setor em atrair novos clientes e incentivar a migração dos serviços de linha discada para esta tecnologia. Em 2006, o total de acessos atingiu 12,5 milhões, sendo esperados 28,5 milhões em 2012, segundo pesquisa da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado.
No ambiente competitivo deste mercado, operadoras telefônicas e a cabo estão constantemente desenvolvendo estratégias para expandir a base de assinantes. A introdução de novas tecnologias como Triple Play e WiMax são um passo de grande importância neste sentido. “Os novos planos que incluem estas ferramentas estimulam o crescimento do mercado ao atrair novos clientes para o acesso em banda larga, por cabo ou ADSL”, explica Jose Ignacio Crujeiras, analista de pesquisa da Frost&Sullivan.
No entanto, os serviços de banda larga sofrerão um revés caso continuem caros em alguns países e se os provedores de Internet cobrarem taxas extras em certas regiões. “A maioria dos assinantes ainda está indecisa quanto a adquirir esta solução, desanimados não apenas pelo alto custo, mas também pelos benefícios que diferentes serviços como voz e vídeo representam”, observa Jose.
Aplicações mais baratas e personalizadas capacitarão as operadoras para aumentar o número de assinantes corporativos e residenciais. Neste cenário, serviços de Triple Play podem realmente se tornar uma opção em potencial. “Para superar os desafios, é crucial que as operadoras e provedoras de Internet firmem parcerias e façam aquisições. Desta forma, elas podem oferecer os três principais serviços, que são voz, vídeo e dados em um único pacote”, sugere o analista. “Só uma oferta completa permitirá uma maior competição e trará novos assinantes”, conclui.