Pesquisa do Gartner verifica que há sinais de maturidade no mercado de mídia social, porém alguns usuários em determinados segmentos estão mostrando fadiga de redes sociais. O estudo revela a localização de uso contínuo, pelo qual certas características específicas de cada país ditam preferências. No entanto, as grandes marcas globais, como o Facebook, estão fazendo progressos em países onde não têm sido historicamente fortes.
O instituto fez o estudo com 6.295 entrevistados, com idades entre 13 e 74, em 11 mercados desenvolvidos e em desenvolvimento de dezembro de 2010 a janeiro deste ano. Os consumidores foram questionados sobre o uso e opiniões sobre os sites de mídia social, com o objetivo de examinar as tendências de uso e como são os entusiastas de redes sociais em geral, em uma série de países.
Dos entrevistados, 24% disseram que acessam seu site de mídia social favorito menos do que no início da utilização. Esses entrevistados tendem a ser de segmentos que têm uma visão mais pragmática da tecnologia. Dos questionados, porém, 37%, em particular os grupos etários mais jovens e os segmentos mais tech-savvy, estavam usando mais estes sites.
Os analistas do Gartner também monitoraram se o tipo de site social utilizado pelo entrevistado afetou o seu entusiasmo. Dado que 24% dos respondentes indicaram que estavam usando o seu principal site social “um pouco menos” ou “muito menos” do que quando começou a utilizá-lo, os entrevistados foram perguntados quais os fatores negativos podem estar influenciando esta diminuição.
Embora nenhuma das opções dos respondentes pareça extremamente alta, 33% disseram que estavam preocupados com a privacidade on-line. Atitudes como esta também foram relacionadas à idade, com adolescentes citando preocupações com a privacidade significativamente menos frequente do que os entrevistados mais velhos (22% dos mais jovens concordaram ou concordaram fortemente que preocupações com a privacidade foram diminuindo o seu entusiasmo, contra uma média de 33% dos mais experientes).
Do ponto de vista geográfico, alguns dos mais maduros mercados de mídia social – Japão, Reino Unido e os EUA – corresponderam à tendência global média – com cerca de 40% dos respondentes usando o site mais do que quando começou, 40% usando a mesma quantidade e 20% usando menos.
Mercados onde o entusiasmo foi maior incluiu a Coréia do Sul e Itália, onde quase 50% dos entrevistados disseram que usaram seus sites de mídia social mais. No outro extremo do espectro, os países com a maioria dos entrevistados usando menos incluíram o Brasil e Rússia – ambos com entre 30 e 40% dos pesquisados com menos entusiasmo.