Valtra automatiza gestão de importação

0
2

A Valtra do Brasil, empresa que atua com fabricação e comércio de máquinas agrícolas, contratou a Bysoft, empresa especializada em soluções de comércio exterior, para automatizar o gerenciamento dos serviços de importação. Foi utilizado o software DD Import, que possui funções operacionais, documentais, gerenciais e financeiras para o controle e acompanhamento dos processos de importação de qualquer empresa e permite automatizar as diversas tarefas do setor por meio de uma única entrada de dados, evitando redigitações.

“Hoje digitamos os dados apenas uma vez, na nossa própria empresa, e enviamos por e-mail para o despachante emitir a Declaração de Importação, pois todas as informações já estão praticamente prontas. Além disso, estamos trabalhando as interfaces de todos os dados da Declaração de Importação registrada, como valores dos impostos, datas, taxas etc.”, afirma Rosemeire Hernandez, analista de manufatura da Valtra.

Além de evitar a redigitação de dados, o DD Import faz a integração de pedidos, notas fiscais de entrada e custos com sistemas ERPs. “Entre os principais recursos do produto, estão a emissão do extrato do pedido de importação e do embarque, ambos com previsão de custos; controle dos protocolos enviados ao despachante e do trânsito de numerários entre despachante e importador; solicitação interna de pagamentos; custo final de importação por processo e por produto, com rateio automático de despesas por item; acompanhamento dos pedidos de importação e de embarques; e elaboração de diferentes modelos de relatórios de custos, de Lead Time e estatísticos”, explica Edneia Moura, diretora da Bysoft.

O projeto desenvolvido na Valtra foi dividido em duas etapas. Na primeira houve a integração das faturas para fechamento de câmbio e de custos dos embarques entre o sistema financeiro da Valtra e o despachante. Já na segunda foi desenvolvido um sistema de FTP, que permite a troca de arquivos com tamanhos maiores.