Varejo se prepara para dia das mães

Há grande movimento no varejo antes do Dia das Mães, especialmente na véspera. É nesse período que as incidências de furtos tende a aumentar nas lojas. Por esse motivo é necessário redobrar a atenção, principalmente com itens de tamanho reduzido e de fácil revenda no mercado paralelo. Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Etiquetagem na Origem (NEO), protetores solares, eletroeletrônicos portáteis, CDs e DVDs, bebidas alcoólicas estão entre os produtos mais visados pelos ladrões.
O sistema de Vigilância Eletrônica de Mercadorias (VEM), composto por antenas e etiquetas antifurto, é uma das maneiras mais eficazes de combater furtos, pois não somente inibe a ação de ladrões profissionais como também aumenta a segurança dos produtos, tanto os expostos na loja quanto os armazenados no estoque. Outra forma de proteção utilizando esse mesmo sistema é a etiquetagem na origem. A aplicação prática tem demonstrado que, além da prevenção de perdas, essa técnica é capaz de reduzir também em 20% os custos operacionais.
Outra solução que vem se mostrando ser uma das mais efetivas é o monitoramento remoto, em que as imagens de câmeras instaladas em várias lojas são transmitidas (via Internet) até uma central, onde são armazenadas. Esse sistema oferece três benefícios básicos: aumenta a segurança, reduz custos e agiliza a administração.
Embora sejam bastante eficazes os sistemas de segurança, eles podem gerar ainda mais resultados se os supermercadistas tomarem algumas precauções. Abaixo cinco medidas simples que podem ser tomadas nas lojas:
– Medir para controlar: criar um relatório em que conste a causa do furto, data e horário da ocorrência, descrição e quantidade do produto. Com o tempo, o varejista passa a ter estatísticas de freqüência, motivo e período dos furtos, permitindo a ele monitorar quais os itens e seções mais visados.
– Câmeras em pontos estratégicos: o uso de Circuito Fechado de TV é um recurso poderoso para inibir ou flagrar pessoas mal intencionadas na loja. Instalar câmeras em pontos estratégicos, como estacionamento, doca de recebimento de mercadorias, estoques, “pontos de sombra” (locais de pouca circulação que podem servir para desova dos furtos) e frente de caixa, pode auxiliar o varejista a prevenir prejuízos.
– Etiquetagem: verificar se os produtos de alto risco estão protegidos com etiquetas antifurto.
– Cuidado na abordagem: a abordagem ao cliente que provocou o disparo do alarme deve ser sempre feita com cortesia e de forma justificada para não gerar constrangimentos desnecessários ou mesmo prejudicar a imagem da loja.

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