O e-commerce transfronteiriço está ganhando impulso com quase 40% dos consumidores comprando produtos online de outro país, é o que aponta a pesquisa global de compras on-line da Pitney Bowes Inc. A oportunidade de mercado para varejistas on-line à procura de uma posição global continua a ser significativa. Com o nome de Pitney Bowes Global Online Shopping Study 2014, o estudo ainda ponta que os EUA, Reino Unido e a Alemanha são os destinos mais desejados dos consumidores para comprar produtos online fora do seu próprio país.
Sendo assim, varejistas com base nesses países estão em ótima posição para adentrar a esta tendência de expandir seu alcance para compradores globais. Os australianos são os mais prováveis para comprar produtos on-line dos varejistas fora do seu próprio país (63%), seguido por Canadá e Rússia (ambos 54%). Surpreendentemente, os compradores na Coréia do Sul (21%), China (19%) e Índia e Japão (ambos com 15%) têm a classificação mais elevada em acreditar que só podem comprar produtos online de varejistas no seu próprio país.
Enquanto quase todos os entrevistados (96%) já fizeram uma compra online, as compras transfronteiras relativamente baixas significam uma oportunidade para os varejistas internacionais que desejam capitalizar oportunidades de um de mercado US $ 1,5 trilhões (citação: eMarketer). A pesquisa da Pitney Bowes revela que percepções do consumidor em torno de compras transfronteiras representam uma valiosa oportunidade para os varejistas globais aumentarem a conscientização em torno da facilidade e acessibilidade das compras online.
“Os varejistas que buscam expandir seus negócios on-line para os mercados internacionais devem considerar as características próprias e as preferências de compras dos consumidores em cada país,” disse Craig Reed, vice-presidente global e-commerce da Pitney Bowes. “Além disso, é fundamental para os varejistas fornecer aos compradores clareza e precisão no processo de compra on-line, segurança e transparência na entrega e preços competitivos. Uma vez superados esses obstáculos, a confiança dos consumidores, as oportunidades e apetite para compra de mercadorias fora do seu próprio país podem aumentar dramaticamente.”
De acordo com a pesquisa, a maior barreira ao comércio transfronteiras é o custo elevado do transporte (68%). Isto é seguido por taxas adicionais, no momento do despacho, tais como impostos e taxas (58%). A demora da entrega do produto era a terceira maior barreira para completar uma compra online (42%). Outra grande preocupação percebida é a segurança, incluindo fraude e segurança de dados. Apenas 46% dos entrevistados disseram que consideravam seguro realizar uma compra on-line de um varejista baseado fora de seu próprio país. Outros 33% não sabiam dizer se era seguro. Consumidores no Japão foram de longe os menos propensos a acreditar que essas compras são seguras (17%), enquanto mais de 60% dos entrevistados na Austrália, Canadá, Índia e Brasil pensaram que era seguro.
Estes resultados indicam que a segurança e detecção de fraudes em tempo real são recursos importantes que os varejistas devem considerar e incorporar no seu negócio de comércio eletrônico internacional – educar compradores globais sobre a segurança das compras on-line é vital.