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Vem aí o maior Black Friday da história

Autor: Jérôme Amoudruz
O evento mais importante para o varejo brasileiro está se aproximando. Porém, com a crise que estamos vivendo atualmente, fica a dúvida se esse ano será de grandes vendas. A resposta é sim, o Black Friday esse ano tem tudo para ser o maior da história do país. Isso porque os consumidores brasileiros estão contendo cada vez mais suas despesas e se tornando verdadeiros caçadores de bons preços. 
Nestes últimos 10 anos de Black Friday, que chamamos de Natal do E-commerce, as promoções nunca foram tão importantes para o bolso do consumidor. Hoje, o cenário é diferente e vemos os maiores e-commerces do mundo em constante luta para obter o menor preço, não perder dinheiro e continuar faturando. Mas claro que os lojistas devem ter cautela na hora de realizar as promoções e ao mesmo tempo procurar novos clientes.
Para que essa data seja lucrativa, primeiramente é necessário um bom planejamento. O Black Friday, que acontece em novembro, exige que os lojistas preparem com antecedência o seu marketing digital para atender os milhões de consumidores que estão em busca das melhores ofertas. Uma ótima alternativa é apostar em ferramentas ricas em tecnologias que podem auxiliar nas vendas e ainda triplicar seu volume durante esse período de ofertas.
Para isso, tenho três dicas que considero de extrema importância para aqueles que estão em busca de um Black Friday de sucesso:
1- Investir em mobile: cada vez mais vemos o número de transações de compras por mobile aumentar, e durante o Black Friday será necessário investir neste canal para ter mais tráfego, visibilidade e maximizar as vendas.
2- Ampliar a base de dados: criar uma campanha de geração de leads para ampliar sua base de dados é muito importante, pois é nela que você irá disparar suas campanhas promocionais e atingir o maior número de consumidores. O e-mail marketing interno (programa de fidelidade) representa em torno de 7% das vendas dos varejistas.
3- Disparar as promoções em base de dados de terceiros: investir em base de dados de terceiros é outro ponto importante para conseguir atingir o maior número de consumidores durante o evento. Hoje em dia, existem ferramentas que possibilitam disparar um grande volume de e-mails de acordo com o que procura.
É importante que os varejistas entendam que o Black Friday não será somente durante a sexta-feira e sim o mês todo de promoções e compras intensas. Com a captação de novos contatos adquiridos durante as compras, eles conseguem dar continuidade nas divulgações de produtos e ainda promover uma nova compra, aumentando suas vendas e conquistando potenciais clientes.
Para concluir, os varejistas precisam saber quais serão os canais que irão privilegiar seu negócio durante o evento. Invista no Black Friday, trate os consumidores de forma personalizada, colha os resultados do engajamento e os fidelize para as próximas datas comemorativas.
Jérôme Amoudruz é diretor geral do Grupo Kwanko no Brasil, empresa especializada em oferecer plataformas de publicidade que aceleram negócios digitais.

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