A CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, prevê crescimento de 5% nas vendas do varejo para o Dia das Mães 2012, na comparação com o mesmo período do ano passado. O número é calculado com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) para compras no cheque ou crediário.
Segundo avalia o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o cenário econômico mais favorável ao consumo, com juros ao consumidor mais brandos e inflação sob controle, é um incentivo a mais para que os brasileiros aproveitem a segunda melhor dada festiva para o varejo no ano, perdendo apenas para as vendas de Natal. “Os dados econômicos recentes indicam que a recuperação do crescimento interno mais forte já pode ser visto a partir deste segundo quadrimestre, e isso coincidirá com as vendas do Dia das Mães”, diz.
O brasileiro deve gastar em torno de R$ 80,00 com o presente do Dia das Mães, segundo estimativa da CNDL. A relação dos segmentos que terão vendas proporcionalmente mais fortes durante a data festiva é liderada pelo movimento em lojas de perfumaria e cosméticos, passando por segmentos como o de vestuário e calçados. Jóias e semijóias devem registrar o terceiro melhor resultado, enquanto que os eletrodomésticos, que ano a ano vem perdendo espaço nas compras, vão ficar em 4º lugar no ranking de vendas.