O Dia dos Pais colaborou para o aumento das vendas pela Internet nos dias que antecederam a data, 14 de agosto. Assim, foi registrado crescimento nominal de 12% no faturamento do setor, na comparação com 2015. De acordo com levantamento realizado pela E-bit, entre 30 de julho e 13 de agosto, os e-consumidores foram responsáveis por aproximadamente 4 milhões de pedidos efetuados. Gerando receita de R$ 1,76 bilhão para as lojas virtuais.
O valor do tíquete médio foi de R$ 441, um aumento de 9% em relação às vendas do período no ano passado. A pesquisa apontou que as categorias que tiveram maior volume de encomendas foram “Moda e Acessórios” (16%), “Livro/Assinatura de Revistas” (13%), “Telefonia/Celulares” (12%), “Eletrodomésticos” (12%) e “Cosméticos e Perfumaria/Saúde” (11%).
“Com esse resultado, estamos assistindo a uma gradual recuperação das vendas após um começo de ano difícil para o setor. Tivemos avanços positivos também nos Dias das Mães e dos Namorados, apresentando crescimento de dois dígitos”, analisa Pedro Guasti, CEO da Ebit.
O perfil dos consumidores online que compraram produtos pela Internet nas duas semanas que antecederam a data foi composto de 53% de participação feminina e 47%, masculina. As regiões pelo País que mais consumiram foram Sudeste (61%), Sul (17%), Nordeste (12%), Centro-Oeste (8%) e Norte (3%).