Com recuo de 3,71% no mês de junho, se comparado ao mesmo
período no ano passado, o indicador de vendas a prazo, calculado pela Serviço
de Proteção ao Crédito, SPC Brasil, e pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas, CNDL, teve novo comportamento
de baixa verificado nos últimos quatro meses. “A coincidência do Dia dos
Namorados, a terceira melhor data em faturamento para os comerciantes, com o
dia de abertura da Copa do Mundo e os feriados decretados em função do torneio
afastaram os consumidores dos estabelecimentos de compras, prejudicando o
desempenho das vendas”, avalia o presidente da CNDL Roque Pellizaro Junior.
“Parcela considerável de trabalhadores foi dispensada
pelas empresas no meio da tarde e algumas partidas foram realizadas no sábado,
que é considerado um dos dias que mais movimentam o varejo. Além disso, o gasto
do consumidor com bens de ticket médio maior, geralmente parcelados, perdeu
espaço para produtos temáticos da Copa e em especial, para os alimentos e
bebidas, que em geral são pagos a vista”, continua ele.
“Os dados reforçam a tendência de perda de fôlego da
atividade econômica. Há queda generalizada entre os principais indicadores de
confiança da economia, influenciada pelo aumento dos juros, pela inflação
resistente e pelo crescimento moderado da massa salarial”, afirma a
economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
O fraco resultado das vendas a prazo também se repetiu no
consolidado do ano. No acumulado do semestre, frente à igual período de 2013,
as vendas parceladas acumulam queda de 1,45%. Já na comparação mensal, em geral
mais volátil, as vendas cresceram 3,71% sobre o mês de maio.
O Indicador de vendas a prazo tem abrangência nacional e é
construído a partir do volume de consultas mensais realizadas por
estabelecimentos comerciais à base de dados do SPC Brasil.