Autor: Luiz Alcoba
Virtualização e Cloud Computing são conceitos que estão relacionados, mas isso não significa que eles dizem respeito à mesma coisa. A interligação deles ocorre porque na implantação atual de cloud, geralmente ocorre a virtualização de servidores. Entretanto, essa não é uma regra. É possível obter uma solução de cloud computing utilizando apenas máquinas físicas, mas não é o mais comum, nem o mais eficiente e vantajoso.
Isso porque os benefícios de virtualizar são muitos. Virtualizar permite a consolidação de servidores, o que garante a redução de custos de operação de data centers e promove o upgrade de servidores. Além disso, facilita o gerenciamento e reduz o consumo de energia, espaço físico e de armazenamento de dados.
A redução do número de equipamentos físicos, consequentemente, gera a redução da quantidade de switches de rede, HBAs e SAN. Além da economia de recursos, virtualizar garante aos servidores alta disponibilidade e integra ambientes, o que facilita o processo de “disaster recovery”, reduz a necessidade de manutenção e aumenta o nível de segurança e desempenho do servidor.
Cloud computing, por sua vez, é um modelo para acesso à rede sob demanda, em que os dados são armazenados na nuvem, permitindo compartilhamento seguro de informações e recursos computacionais, bem como promovendo fácil gestão e inteiração com o provedor de serviços.
Assim, a adoção da computação na nuvem pode significar uma economia de 10% a 40% no TCO (do inglês, Total Cost of Ownership). Essa redução de custos está relacionada à diminuição dos gastos com ativos, servidores, licenças de softwares e energia. Também é possível reduzir e ampliar facilmente sua infraestrutura de TI de acordo com a necessidade da empresa.
Portanto, quanto mais o seu ambiente estiver virtualizado melhores serão os resultados no processo de implantação do cloud computing. Os principais benefícios serão a melhoria da gestão do ambiente de TI, mais segurança da informação, e o mais importante: considerável redução de custos.
Luiz Alcoba é sócio-diretor financeiro da A2F, empresa especializada em soluções críticas na área de Tecnologia da Informação.