A Visa anuncia que o programa Visa Everywhere Initiative (VEI) está buscando propostas de startups da América Latina e do Caribe. A empresa procura por soluções comercialmente viáveis que possam ganhar escala por meio de parcerias com bancos, adquirentes e empresas de toda a região. As startups elegíveis podem começar a enviar as inscrições via internet até o dia 15 de junho. Trinta e seis concorrentes serão escolhidas para disputar as semifinais em Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago (Chile) e São Paulo, entre o final de agosto e início de setembro. De cada evento, sairão duas finalistas.
“Cultivar o espaço de startups na região por meio de programas globais como o Visa Everywhere Initiative é uma parte importante de nossa abordagem à inovação”, diz Allen Cueli, VP de Relações com Fintechs da Visa para a região América Latina e Caribe. “O objetivo é expandir nossa colaboração com bancos e estabelecimentos comerciais parceiros e, ao mesmo tempo, nos fortalecermos como empresa de tecnologia para levar soluções ao mercado mais rapidamente e ganhar escala. Queremos identificar startups que melhorem o ecossistema ajudando-nos a reduzir o uso de dinheiro, a eliminar o atrito nos pagamentos e a desenvolver novas experiências de pagamento. Temos trabalhado com várias participantes do programa de 2017 e estamos muito animados com a colaboração que está surgindo”.
Doze finalistas avançarão para a final em Miami e terão a oportunidade de participar de um programa de imersão de quatro dias, que acontecerá de 30 de setembro a 03 de outubro de 2018, e de apresentar suas soluções durante a FINNOSUMMIT, nos dias 4 e 5 de outubro. A vencedora receberá um prêmio de US$50.000 e a oportunidade única de colaborar com a Visa para moldar o futuro dos pagamentos e de interagir com investidores de capital de risco e o ecossistema de parceiros da Visa.
O Visa Everywhere Initiative estreou na América Latina e no Caribe em 2017, atraindo mais de 250 startups, de 10 países. A campeã de 2017 foi a Increase, startup argentina que venceu com seu primeiro produto, o IncreaseCard, criado para simplificar e modernizar a forma como os varejistas controlam, gerenciam e conciliam suas transações de cartão de crédito. “É claro que o prêmio em dinheiro nos ajuda a executar nossos objetivos”, diz Sebastián Cadenas, CEO e fundador da Increase. “Mas o apoio e a orientação dos mentores da Visa, entender o alcance da rede tecnológica da Visa e o contato com o ecossistema de Visa são benefícios de valor inestimável, aos quais uma startup não teria acesso de outra maneira. No momento, estamos trabalhando juntos para explorar como desenvolver e expandir a Increase internacionalmente.”
A Visa continua trabalhando não só com as vencedoras do programa, mas também com as finalistas e semifinalistas para trazer suas soluções para o mercado em diferentes setores e áreas comerciais. Com a finalista da edição colombiana do VEI, Alegra, empresa que produz software de gestão e contabilidade para pequenas empresas na América Latina e no Caribe, a Visa está trabalhando em um projeto B2B no Caribe. “Participamos de muitos desafios tecnológicos internacionais, mas a experiência que tivemos com o Visa Everywhere Initiative foi diferente. Ela abriu portas que sequer imaginávamos”, diz Jorge Soto, CEO da Alegra. “A Visa tem um interesse enorme em startups e isso faz com que as coisas se movam na velocidade de uma verdadeira empresa de tecnologia.”
NOVIDADES
Este ano a Visa expandiu o programa para incluir, além de fintechs, outros tipos de startups de tecnologia, entre as quais, empresas com foco em Big Data, programas de fidelidade, Internet das Coisas, tecnologias móveis, comércio eletrônico, insurtech (seguros e tecnologia), gestão de fraude, identidade digital, etc., cujas soluções poderiam ser aplicadas na indústria de serviços financeiros. A Visa também buscará identificar entre todas as startups participantes – paralelamente à escolha das semifinalistas -, empresas que se destaquem com soluções de inclusão financeira. Haverá um reconhecimento especial para essa categoria e a vencedora terá a oportunidade de apresentar sua solução durante a grande final na FINNOSUMIT.