Visa lança Visa Giro para capturar mercado de transferência na AL

0
1

A Visa International, Região América Latina e Caribe, está lançando o cartão Visa Giro, uma solução de pagamentos destinado a facilitar a transferência de dinheiro de outras regiões para a América Latina. O objetivo do Visa Giro é auxiliar as instituições financeiras membros da Visa a aumentar sua presença no mercado de transferência de fundos. Esse mercado experimentou crescimento de 10% ao ano nos últimos cinco anos e atingiu US$ 23 bilhões em 2001, na América Latina. De acordo com dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o valor médio da transferência é de US$ 250 e são feitas entre oito e seis transferências por ano.

O Visa Giro funciona como qualquer cartão de débito Visa Electron. O portador pode usar imediatamente o dinheiro transferido em qualquer um de 11 milhões de estabelecimentos comerciais espalhados pelo mundo ou fazer retiradas em 800 mil caixas eletrônicos da rede Visa/Plus. Além disso, o Visa Giro é mais seguro que as remessas em dinheiro vivo, pois só funciona com um número de identificação pessoal e pode ser cancelado e substituído com facilidade se for perdido ou roubado.

O processo de transferência de dinheiro com o Visa Giro é simples. Quando o remetente efetua sua primeira transação, numa agência bancária ou instituição financeira, a pessoa a quem a remessa é destinada recolhe seu cartão numa instituição do local em que se encontra. Esse cartão, então, recebe a quantia transferida. Nas remessas seguintes, o Visa Giro da pessoa que recebe é automaticamente recarregado com a quantia enviada, cada vez que o remetente efetua uma nova transação.