Visa Vale escolhe BI da MicroStrategy

0
0

A Visa Vale, empresa resultante da associação dos Bancos Bradesco, BB Banco de Investimentos, Banco Real e da Visa International, focado na área de vales-benefício (cartões de alimentação e refeição), adquiriu e finaliza a implantação de um projeto de Business Intelligence apoiado na tecnologia MicroStrategy.

Sérgio Souza, diretor de tecnologia da Visa Vale, destaca que um aspecto que torna essencial a implantação do sistema é o próprio produto que a empresa oferece. “Nossos clientes fazem em média 22 utilizações por mês com o cartão, o que gera um volume muito maior de transações do que de um usuário de cartão de crédito, por exemplo. Imagine ter todos relatórios em papel e fazer cálculos a partir disso.Seria inviável”, explica.

A empresa, que começou a operar em 2003, já conta com uma carteira superior a 1800 companhias beneficiadas e mais de 500 mil cartões em operação. Até o fim do ano, a Visa Vale pretende quadruplicar o número de clientes.

Sérgio acredita que a plataforma de Business Intelligence MicroStrategy 7i ajudará a obter uma visão melhor do desempenho da companhia. “Muitas empresas temem que os gastos com BI sejam muito grandes, mas não se dão conta de que, sem a ferramenta, não conseguem tirar proveito da grande quantidade de informação gerada, até por falta de tempo. Esta dificuldade pode resultar até em diminuição de resultados”, afirma.

Iniciado no fim de novembro, o projeto de BI da Visa Vale já está em pleno funcionamento, rapidez que surpreendeu e agradou a companhia. Inicialmente, os principais beneficiados serão os usuários das áreas financeira e comercial, graças ao desenvolvimento de um módulo analítico financeiro e de mercado.
Esta solução, customizada para as áreas financeira e comercial, permite às empresas a redução no tempo de implementação e, ao mesmo tempo, o benefício de todos os recursos de uma completa plataforma de BI. Como a arquitetura MicroStrategy é aberta e cresce conforme a demanda dos departamentos, podendo atingir toda a corporação, os módulos analíticos, além de possuírem um custo/benefício,possuem também flexibilidade para a criação de novos relatórios.

Segundo o executivo da Visa Vale, a escolha pela solução MicroStrategy se deve à facilidade web e à escalabilidade da plataforma, já que a empresa é uma start-up que precisa de implementação rápida e que, ao mesmo tempo, garanta a expansão conforme as necessidades, que serão crescentes. Isso porque, mesmo tendo uma infra-estrutura inicial enxuta o objetivo é ampliar o sistema da MicroStrategy para outros departamentos, em um futuro próximo.