VisionOne agiliza migração da versão 4.6 SAP R/3 na Arauco Celulose

0
0

A Arauco Celulose, empresa de celulose do Chile, realizou a migração da versão 3.0 para a 4.6 do SAP R/3. Em três meses – de abril a junho de 2002 -, a empresa chilena conseguiu efetuar o planejamento, a análise e a execução da migração. Para isso, contou com ajuda da solução Uptimizer, comercializada pela VisionOne, voltada a otimizar recursos e assegurar a qualidade dos serviços de atualização do SAP R/3 no menor espaço de tempo possível. Além da economia no tempo de implementação, com a utilização do Uptimizer na migração, a empresa economizou cerca de 40% no custo total do projeto.

Segundo Ulrich Held, diretor de consultoria da VisionOne no Brasil, seria impossível realizar a migração, em tempo recorde, sem a utilização do Uptimizer. “Como a Arauco estava há muito tempo com a versão antiga – 3.0 -, foram criados mais de 11 mil objetos que precisavam ser analisados, como tabelas, programas, interfaces e relatórios”, afirma. Para exemplificar, caso a migração fosse realizada no modo tradicional, a etapa de análise teria demorado aproximadamente 22 mil horas, enquanto, com a ajuda do Uptimizer, o tempo gasto foi de 120 horas, o que corresponde a uma economia de 99,4% no total. Já na fase de realização do projeto, a economia de horas foi de 20%.

Apesar de ter sido realizado no Chile, o projeto contou com a participação da VisionOne Brasil, que enviou consultores para a execução do projeto. “Conseguimos realizar o serviço Uptimizer com apenas três consultores, durante uma semana. Se a migração fosse feita através do modo tradicional, a demanda de recursos seria infinitamente superior”, finaliza Ulrich. O Uptimizer (Upgrade Optimizer) é uma solução criada pela Intelligroup – provedor global (mundial) de soluções e serviços em tecnologia -, voltada para otimizar e assegurar os serviços de atualização do SAP R/3, e que permite ao usuário reduzir o tempo, os recursos e os custos do processo de migração para a nova versão.

A solução tem como objetivo fazer uma avaliação geral dos requisitos necessários para a atualização da versão antiga do R/3. Ela disponibiliza um inventário completo de tudo o que foi criado dentro do sistema. Além disso, o Uptimizer aponta as possíveis falhas do sistema, bem como as alterações de telas e violações de prática de programação que podem causar baixo desempenho no programa.

O serviço de migração se divide em três grandes blocos: avaliação técnica, que analisa se a empresa oferece a infra-estrutura necessária para a atualização do programa; avaliação de desenvolvimento, quando são feitas as reparações, recolocações e redesenho da versão antiga, na qual se aplica a solução Uptimizer; e análise funcional, que analisa os processos existentes e as funcionalidades novas.