Vitórias e derrotas do consumidor em 2007

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O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou um inventário das principais questões nacionais que afetaram o consumidor em 2007, nas áreas de telecomunicações, saúde, setor financeiro, aviação civil, alimentos, transgênicos e recalls. Do total de 34 itens elencados, em 17,6% foram observadas mudanças positivas em políticas de governo de diferentes órgãos e agências governamentais; 32,3% não avançaram e nem retrocederam; e 50% deles pioraram em relação à preocupação no que diz respeito ao direito do consumidor.


Para a coordenadora executiva do Idec, Marilena Lazzarini, esses dados refletem a falta de prioridade por parte do Governo Federal na política de defesa e proteção do consumidor. “Enquanto o governo comemora o acesso das classes D e E ao consumo – como demonstrado nos dados divulgados hoje (13/03) pelo IBGE – essa parcela da população, mais do que as outras, fica vulnerável e exposta à abusos de toda espécie”, completa.