Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Você conhece a “nova classe média”?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Como definir a “nova classe média” e identificar seus reais padrões de consumo, diante de critérios de classificação que já não refletem o perfil socioeconômico da sociedade brasileira atual? Esse desafio foi encarado pelos professores Wagner A. Kamakura (Rice University) e José Afonso Mazzon (FEA-USP) e resultou no livro “Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil”, que será lançado no dia 15 de agosto, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, pela Editora Blucher. 
Tendo em vista as necessidades da indústria de pesquisa de mercado e da mídia, Kamakura e Mazzon desenvolveram um novo modelo de estratificação socioeconômica para o Brasil que estabelece sete novos estratos, redefinindo as classes socioeconômicas para fins de segmentação de mercado e audiência. A nova estratificação é inovadora e poderá ser aplicada em todas as áreas do conhecimento, como educação, saúde, psicologia e direito. O trabalho foi feito em estreita colaboração com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, ABEP, que passará a utilizar esse novo critério a partir de janeiro de 2014. 
A ideia do livro partiu de um artigo publicado no International Journal of Research in Marketing, em 2013, sobre classes socioeconômicas e consumo em economias emergentes, assinado pelos dois professores. O trabalho foi premiado pelo Marketing Science Institute como o melhor paper da edição especial sobre “Marketing em Mercados Emergentes”, durante a 42ª reunião da Associação Europeia de Marketing, Emac, em junho, em Istambul (Turquia).
Além de identificar novos estratos socioeconômicos, o livro analisa o comportamento do consumidor em cada estrato, em termos de consumo e prioridades de consumo. Também disponibiliza ferramentas práticas para a classificação de domicílios nos vários estratos possibilitando a estratificação social de qualquer amostra de uma pesquisa, e ilustra como os critérios podem ser utilizados na pesquisa de mercado, de opinião, de mídia, acadêmica e na análise de vida do consumidor brasileiro.
Serviço
Lançamento do livro “Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil”
Data: 15 de agosto 
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila – Shopping JK Iguatemi – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima