Website vira agência virtual

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Na área de produção publicitária, agilidade é a palavra-chave desde a conquista do cliente até a publicação de uma peça. Mas em razão dos arquivos pesados de vídeo, imagem e som, o processo de produção acaba perdendo em rapidez. Foi em vista deste problema que a Empório de Comunicação resolveu adotar um sistema web para o envio das peças publicitárias e ganhou ao mesmo tempo uma vitrine na Internet. Com seu website, a agência realiza, além de sua própria divulgação, todo o processo de aprovação de trabalhos pelos clientes, envio de peças para produção aos fornecedores e distribuição para veículos.
Por meio do NeoSystems, sistema de administração dinâmica de conteúdos (CMS) criado pela NeoBiz, a Empório investiu na construção de um site que se tornasse uma agência on-line. “Foi em 2000 que surgiu a necessidade, a partir de um cliente, a General Motors, com uma vasta rede de varejo, de criar um sistema de produção publicitária mais ágil, porque neste caso a veiculação de comerciais no tempo certo significaria um número maior de vendas”, explica Edmilson Cabelo, diretor de Criação da agência.
Para enviar um anúncio pronto para um jornal localizado a 400 km de distância de seu escritório, Cabelo conta que o tempo de entrega demorava em torno de 24h, prazo extenso em se tratando de uma comunicação voltada ao varejo. “São arquivos pesados, que mesmo com toda a tecnologia disponível de compressão, continuam grandes”, afirma. Somado a isso estavam ainda limitações de capacidade de e-mails e de recursos de parceiros e clientes da agência. Hoje, numa única ação publicitária, a agência chega a enviar arquivos para 13 jornais em cidades diferentes. No caso de spots de rádio, o número chega a 48 emissoras em todo Estado de São Paulo. “Sem a ajuda do nosso website, a tarefa seria impossível”, reitera o diretor. A solução proposta pela NeoBiz foi a ferramenta NeoDownload, baseada em CMS, que possibilita à agência carregar arquivos para uma base de dados que será acessada por usuários cadastrados. Após o acesso a uma área restrita, podem fazer o download das peças publicitárias.
No total, a Empório investiu R$ 12 mil no projeto do site. “Com a economia nas operações de tráfego das peças via entregadores, pudemos utilizar este capital para investir em mais tecnologia e também na ampliação de nossa equipe de criação e operacionalização”, revela o diretor. Outra vantagem foi a diversificação dos fornecedores. “Produzimos filmes com uma trilha criada num estúdio em São Carlos, com atores de São Paulo, finalizamos numa produtora em Bauru e obtemos a aprovação on-line do cliente que toma as decisões a partir do escritório em Sorocaba, em menos de 24 horas”, exemplifica Cabelo. Além disso, a agência ampliou o raio de atuação, que passou de regional (interior de São Paulo) para nacional.
Como planos para incrementar o website, a Empório pretende adicionar à área de downloads restritos planos de mídia, cronogramas de produção on-line, além de orçamentos para os clientes. De acordo com Edmilson, a intenção é abrir cada vez mais o sistema para todos os departamentos da agência com a intenção de deixá-lo mais colaborativo.