Wittel realiza pesquisa sobre conference call

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Pesquisa realizada pela Wittel Comunicações, junto a 200 empresas usuárias dos serviços de conference call, mostrou que a facilidade em realizar encontros à distância, com pessoas de lugares diferentes, é o fator que leva 44% das companhias a utilizarem esse serviço. A preocupação com a redução do custo e de tempo propiciada pelo sistema foi manifestada por 41% das empresas.

“Esses dados comprovam que as empresas estão bastante preocupadas em agilizar o dia a dia dos seus executivos, até mais do que em reduzir seus custos com as viagens que teriam que realizar se esses encontros fossem realizados pessoalmente”, observa Sérgio Camilo, diretor comercial da Wittel, empresa que, apenas no último ano, realizou cerca de 10 mil conference calls.

Os serviços de conference call, que se intensificaram mundialmente nos anos 90 já são utilizados no Brasil por empresas de vários segmentos, como multinacionais e bancos, interessadas em agilizar a comunicação interna entre seus executivos e também o contato com o mercado (clientes, fornecedores, imprensa, entre outros). A utilização deste serviço permite ainda a redução de custos com viagens e hospedagem.

“É um valor insignificante, se comparado ao que a empresa gastaria se tivesse que deslocar executivos de várias regiões do País para uma determinada cidade e promover um encontro entre eles”, observa Camilo.

Para se ter uma idéia da economia, uma conference call com 10 participantes, e duração média de 60 minutos tem um custo em torno de R$ 420. O custo de uma conference call por minuto/ por participante é de apenas R$ 0,70. Se as chamadas forem feitas pelo modo 0800, o custo é de R$ 1,05 por minuto/participante (incluindo o custo da ligação). No caso do celular, esse custo sobe para R$ 1,70.

Outro formato é o Dial Out, em que as chamadas são geradas pela Wittel, ao custo de R$ 1,2 por minuto/por participante. Nesse modo, é necessário fazer a programação dos números a serem chamados, ao custo fixo de R$ 3,50 por número programado.

Em função das facilidades do sistema e do seu baixo custo, milhares de empresas em todo o País vêm utilizando os serviços de conference call. No ano passado, a Wittel registrou um incremento de 40% na demanda por esses serviços, e a expectativa, segundo Camilo, é manter o ritmo de crescimento este ano.