A Xerox Corporation anuncia a maior transformação de identidade corporativa da história da empresa. De acordo com a empresa, a mudança de logomarca visa refletir como a Xerox atua hoje no mercado – com foco no cliente, idéias inovadoras e serviços de processamento de documentos e informação, uma importante evolução em relação à imagem do passado ainda fortemente associada apenas à tecnologia que a empresa inventou para desenvolver o mercado de fotocópias.
A logomarca foi desenvolvida pela Interbrand, após pesquisa global com funcionários, clientes e parceiros da companhia. O resultado final foi apresentado ontem (07/01) aos funcionários da Xerox de todo o mundo. “Nossa marca é um dos nossos ativos mais valorizados e o valor que ela traz para o nosso negócio é imensurável. A mudança vai ao encontro do conceito que a empresa pretende reforçar no processo de reposicionamento da marca: o de conexão entre empresas, consumidores e mercados”, diz a presidente da Xerox Corporation, Ursula Burns.
O novo logotipo Xerox agora tem o nome da empresa todo escrito em caixa baixa, com um vermelho mais intenso e, pela primeira vez, está aliado a um símbolo: um globo cortado por dois traços que se cruzam, numa menção à letra “X”, a primeira do nome da empresa. “O logo busca passar a mensagem de uma empresa conectada, leve, dinâmica e mais rápida”, informa o diretor de Marketing da Xerox do Brasil, Fábio Neves.
O processo de adoção global da nova identidade visual em todos os produtos da Xerox deve levar pelo menos 18 meses. De acordo com Fábio, no Brasil a expectativa é de que a transição seja concluída em um ano, o que incluirá desde a troca nas fachadas dos prédios utilizados pela empresa até a campanha publicitária de apresentação da nova marca, programada para iniciar-se ainda neste primeiro trimestre com foco na mídia impressa e no marketing direto.