Xplan lança solução para gestores de compras

0
12

A Xplan Tecnologia, empresa nacional de software e serviços especializada em soluções de Supply Chain Intelligence (SCI), lança o Xplan Trade, solução que auxilia gestores de compras na tomada de decisão frente a oportunidades e propostas de fornecedores. O novo módulo de negociação irá se juntar às outras cinco ferramentas que completam seu pacote de SCI. “Hoje em dia, é comum no processo de compras uma negociação com fornecedores que buscam, através de propostas, empurrar estoques. A ação da Análise de Oportunidades, nova funcionalidade do módulo Xplan Trade, é baseada em três pilares fundamentais na decisão de compras: cálculo econômico da oportunidade, otimizar a distribuição da oportunidade dentre os itens do fornecedor e administrar o workflow do processo de análise”, explica Rodrigo Griesi, diretor da Xplan Tecnologia.

No cálculo econômico da oportunidade, o Xplan Trade pondera os custos de aumento de estoque com as condições comerciais propostas, como descontos e prazos de pagamento. Segundo Griesi, outra dificuldade na hora de fazer compra por oportunidade é a escolha do mix dos produtos que farão parte da cesta de compras. “Esta nova funcionalidade otimiza a distribuição das quantidades e valores da oportunidade dentre os itens, baseando-se no balanceamento de estoque, previsão de vendas, margem dos itens e giro de estoque”. O diretor afirma que a Análise de Oportunidades permite que a negociação seja feita em termos de quantidade, valor financeiro ou cobertura de estoque, e a partir desta informação é feita a distribuição que gera o melhor retorno.

Aliada a estas funções, na Análise de Oportunidades, o comprador terá facilitada a administração do workflow do seu processo, pois nela estão dispostas a definição dos parâmetros necessários para a análise, bem como gráficos e relatórios que suportam a análise do usuário.