A Yaskawa Elétrico do Brasil, especializada em mecatrônica e automação industrial, iniciou em 2006 o desenvolvimento interno de uma solução de CRM (Customer Relationship Management – gerenciamento do relacionamento com o cliente) visando centralizar as informações numa única base de dados. A idéia é que todos os funcionários vejam o cliente da mesma forma, seguindo à risca a filosofia do CRM. O projeto, iniciado em janeiro de 2006, consumirá investimento total da ordem de R$ 500 mil, devendo estar concluído até o final de 2007. “Essa é apenas uma estimativa dos custos de implementação pois, como o mercado é muito dinâmico, haverá sempre necessidade de ajustes posteriores e contínuos”, destaca José Luiz Rubinato, diretor geral da Yaskawa.
Inicialmente serão trabalhados, sob a ótica do CRM, os 200 maiores clientes que respondem por 90% das vendas da companhia. No final de 2006 foi concluída a primeira etapa do projeto, que previa o mapeamento da base total, que soma aproximadamente três mil empresas. “Com isso passamos a dispor de uma fotografia mais detalhada de cada cliente, o que nos permitirá verificar inclusive as falhas da Yaskawa no atendimento das suas necessidades e, conseqüentemente dando-nos condições de buscar alternativas para corrigi-las”, enfatiza Emerson Luiz Vier, do departamento de Engenharia de Aplicação.
A solução de CRM também permitirá uma avaliação mais precisa sobre quais são os clientes que mais agregam valor e que, portanto, merecerão uma atenção especial. Será possível ainda verificar os que não estão trazendo bons resultados, analisar as causas e buscar alternativas para reverter esse quadro. Outro aspecto importante será a possibilidade de classificar os clientes por segmento de mercado e, com isso, estipular estratégias específicas para auxiliá-los a impulsionar suas vendas.
A segunda etapa do projeto, iniciada em 2007, estenderá a solução de CRM para o Centro Avançado de Vendas (CAV), situado em Campinas, interior de São Paulo, e também para os cerca de 30 representantes comerciais da Yaskawa em todo o Brasil. Com isso, a empresa e os colaboradores verão o cliente da mesma forma, o que possibilitará também a padronização da comunicação.
O diretor geral, José Luiz Rubinato, explica que a opção pelo desenvolvimento interno da ferramenta se deu em virtude de não existir no mercado uma solução pronta que fosse capaz de atender, de forma plena, a todas as necessidades e peculiaridades da empresa. Também foi descartada a contratação de consultoria externa para auxiliar nessa tarefa. “Decidimos que seria mais útil implantarmos uma solução feita com base na nossa filosofia ao invés de delegar essa tarefa a profissionais externos que não estão familiarizados com o nosso dia a dia”, justifica o executivo.