Yavox apresenta o Voice Alert para SMS

0
1

A Yavox Latin America, provedora de SMS corporativo, lança durante a Telexpo Wireless, o Voice Alert, sistema que converte mensagens SMS de texto para voz e permite ao destinatário acionar a resposta pela fala ou digitação. De acordo com Andreas Blazoudakis, presidente da Yavox, a mensagem sonora propicia a recepção pela totalidade dos aparelhos fixos e móveis, inclusive celulares digitais – em roaming analógico, que tem sido a maior barreira da comunicação sem fio no Brasil. “O roaming analógico exclui do mundo wireless digital capitais importantes como Brasília e Curitiba que não recebem o SMS tradicional”, afirma.

Voltado para o público corporativo, o funcionamento do sistema é simples: enquanto no modelo tradicional o usuário recebe textos no visor do dispositivo móvel, no Voice Alert, as mensagens escritas são transformadas em voz. Além disso, a transmissão em broadcasting permite que milhares de aparelhos recebam simultaneamente a mesma mensagem disparada, em qualquer parte do mundo por meio da rede mundial de SMS da Yavox, que inclui 1300 operadoras em 147 países.

A expectativa é que o novo sistema aumente entre 30% e 40% o tráfego de SMS nos próximos doze meses, saltando dos atuais 60 para 85 milhões de mensagens por ano. Em termos financeiros, isso representa 40% de acréscimo no faturamento da empresa, que estima chegar a um total de R$ 32 milhões no mesmo período.

Com a funcionalidade, é possível atender às necessidades de comunicação imediata com mais comodidade além de expandir a utilização para outros segmentos como o de propaganda, que poderá aumentar a flexibilidade em campanhas promocionais, como na utilização de marketing direto, que poderá definir geograficamente quem vai receber a mensagem.

A conversão de texto em voz é baseada no sistema Real Speak, da Scan Soft, a mais avançada tecnologia para conversão text to speech localizada para o idioma português no Brasil e assemelha-se muito à voz humana. “Pesquisas detalhadas que incluíram os diferentes sotaques brasileiros e variações de ambiente possibilitam também aumento do grau de entendimento das respostas dos destinatários”, complementa Blazoudakis.

A solução da Yavox também possui o Network Tracking, que confirma o recebimento da mensagem em tempo real, registra e armazena no banco de dados da Yavox, todas as informações trocadas. Outras características do SMS como a integração com sistemas legados da empresa como ERP, CRM, banco de dados e call center e o envio automático da short message para celulares, PDAs, pagers, e-mails e, agora, telefones fixos em qualquer lugar do planeta permanecem.

A diferença é que o novo recurso permite disparar uma ligação convencional, que também será recebida de forma convencional e ainda inclui uma breve apresentação, explicando que se trata de uma Short Message por voz. “O resultado é a circulação de informações corporativas, em tempo real, por toda cadeia de valor, gerada a partir da mobilidade associada à instantaneidade do sistema e à abrangência”, completa.