Zeinal Bava assume Portugal Telecom

0
3



O presidente da Portugal Telecom (PT), acionista controladora da Vivo, Henrique Granadeiro, anunciou, em reunião do conselho de Administração, o nome do ex-presidente da PT Multimédia, Zeinal Bava, como sucessor. Granadeiro, presidente da PT desde 2006, permanecerá na empresa, como presidente do conselho de administração do grupo de telecomunicações.


Entre os vários desafios de Bava na nova função está a relação com os reguladores portugueses – CMVM, Autoridade da Concorrência e Anacom, com a qual debaterá temas como as redes de nova geração (NGN), Internet de banda larga até o serviço universal de comunicações. O futuro presidente executivo terá ainda pela frente o lançamento de produtos de convergência, com a integração dos serviços fixo e móvel, a gestão das relações com a operadora espanhola Telefónica e com parceiros africanos, a reestruturação do balanço e redução da dívida, além da criação de uma cultura de grupo e rejuvenescimento dos quadros.


O primeiro contato de Bava com a Portugal Telecom foi como conselheiro financeiro durante o processo de privatização do grupo, desempenhando, na época, a função de diretor executivo do Merrill Lynch. A sua entrada na Portugal Telecom aconteceu em um período em que o grupo transitava da condição de entidade pública para empresa privada, com um desafio internacional pela frente, a expansão para o mercado brasileiro. O executivo teve, neste período, participação no desenvolvimento dos negócios internacionais e, em quase 10 anos, liderou e trabalhou com equipes dos principais negócios: PT.Com , PT Comunicações, PT Multimédia e TMN.


Bava é formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela University College London. Antes de integrar os quadros da PT, foi diretor executivo da Merrill Lynch, Deutsch Morgan Grenfell e da Warburg Dillon Read. Além disso, foi eleito três vezes melhor CFO (diretor financeiro) da Europa pela Institutional Investor.