Zen lança programa de fidelidade em blockchain

0
6
A Zen anuncia o lançamento do CAPZ, programa de pontos de fidelidade e arranjo de pagamento que tem como base a tecnologia de blockchain. A fintech inicia no dia 14 de maio o ICO (sigla em inglês de oferta inicial de moeda), em que os interessados podem comprar o CAPZ, utility token dos pontos de fidelidade do programa.
“Estamos criando um programa de fidelidade mais transparente – a tabela de preços por volume será pública no blockchain -, eficiente, do ponto de vista de custos, e, ao mesmo tempo, mais simples, seguro e intuitivo”, afirma o CEO da Zen, Jorge Vargas Neto. “A possibilidade de os clientes negociarem entre si os pontos, que nunca expiram, traz melhor experiência aos usuários e, consequentemente, maior fidelidade e engajamento dos consumidores com as marcas.”
O CAPZ representa pontos de fidelidade, que serão guardados numa carteira eletrônica chamada ZenCap e poderão ser transferidos e negociados livremente entre os participantes. O CAPZ também não terá prazo de validade, podendo ser utilizado indefinidamente. Ele será um utility token de preço determinado por volume, transparente e verificável. Tanto o CAPZ quanto a carteira eletrônica ZenCap terão como base a tecnologia blockchain, adotada por criptomoedas como bitcoin e ethereum.
O ICO do CAPZ seguirá o protocolo ERC20 do blockchain ethereum, mas após o prazo de 90 dias do lançamento a plataforma permitirá o resgate e compra e venda de CAPZ no próprio aplicativo ZenCap. Diferentemente das criptomoedas, após o ICO, CAPZ e o ZenCap adotarão um blockchain privado com tecnologia proprietária. O sistema de registro de transações será imutável e auditável, com capacidade de processamento de mais de 5 mil transações por segundo.