Paulo de Tarso Marques, head de Trade Marketing & Desenvolvimento Comercial da Combrasil

Como agregar valor na experiência de compra no PDV

Head da Combrasil detalha as estratégias de trade marketing de uma multinacional brasileira de alimentos centrada no cliente

Um trade marketing com ações preditivas nos pontos de vendas, inclusive participando de estratégias de retail marketing, e com um rebranding que inclui a linguagem das novas gerações. Essa movimentação parte de uma empresa familiar, nascida há 76 anos, no interior de Goiás, e que se tornou uma multinacional brasileira presente em cinco continentes. Trata-se da Combrasil, indústria de alimentos que vende para sete mil marcas varejistas e mantém a centralidade no consumidor, conforme assegurou Paulo de Tarso Marques, head de Trade Marketing & Desenvolvimento Comercial da Combrasil, hoje (22), na 1111ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

“O varejo representa um mar de oportunidades e o trade marketing significa aplicar funções para potencializar as decisões de compra no ponto de venda, por isso, o consumidor está no centro das nossas ações”, iniciou o executivo. Para ele, é uma parceria entre a indústria e o varejo, contando também com forte colaboração dos canais de distribuição, tornando esse setor estratégico, tático e operacional. “A Combrasil, para ter sobrevivido e crescido até hoje, em um mercado tão concorrido, tem que ser uma família, querendo sempre entregar ao nosso cliente, que é o supermercado, e ao consumidor final, a melhor experiência possível. Hoje, nossos sete mil clientes podem encontrar os produtos da Combrasil em centros de distribuição espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Além disso, já estamos levando nossa marca para países da Europa, América do Sul, América Central, Ásia, no México e pretendemos continuar avançando pelo mundo.”

De acordo com o executivo, um dos pilares da companhia é atuar com transparência com o consumidor, garantindo tratar-se do princípio ético e inviolável a qualidade dos produtos. Nesse sentido, cada etapa do controle de qualidade é revisada várias vezes, dando como exemplo a criação do selo, na embalagem do feijão, do selo “tipo 1 de verdade”. “É daí que vem a fidelidade dos clientes à nossa marca, sendo esse nosso feijão o mais consumido no Rio de Janeiro e no Espírito Santo e estando entre os top 5 no País.” Na sua concepção, a empresa trabalha sincronizada, como se fosse um único departamento, em torno do consumidor.

Até por conta disso tudo, a empresa passou recentemente por um processo de rebranding, redesenhando o logo e as embalagens, com uma dinâmica para aproximar a marca das novas gerações de consumidores, segundo o head. Nessa evolução, ele aproveitou para responder a uma questão da audiência sobre profissionalização de uma empresa familiar e como multinacional brasileira. Na sequência, após detalhar aspectos de sustentabilidade ambiental adotados dentro da política de ESG, o head contou a forma como a companhia tem explorado a comunicação nas mídias sociais, inclusive com o uso de influenciadores, . algo que faz parte do rebranding realizado por uma equipe de jovens da área de marketing. Houve tempo para ele explicar a forma de atuação da Combrasil nos PDVs dos vários tipos e tamanhos do varejo brasileiro, definindo categorias de acordo com os comportamentos de compra e participando de estratégias de retail mídia.

O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1110 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (23) com a presença de Heverton Peixoto, CEO da Omni; na quinta, será a vez de Lucas Pereira, gerente de operações da SumUp.

Encerrando a semana, o Sextou trará a live especial de cinco anos da Série Lives – Entrevista ClienteSA, debatendo o tema “Orquestrando IA e Humanização: Uma nova perspectiva para a experiência do cliente”, reunindo Alex Rocha, superintendente de gestão do cliente da Seguros Unimed; André Pandolfi, diretor comercial da Atento; Andréia Oliveira, COO da Betsul; Bruna Cerqueira, head do Bom Pra Crédito; Bruno Pessuto Callegari, diretor comercial do Rappi; Brunno Carone, superintendente de CX, UX Design & Research e Produto do Banco PAN; Claudia Siqueira, Gerente de atendimento ao cliente no Grupo Casas Bahia; David Ortega, head de mídias sociais e canais críticos do Carrefour; Fernanda Pessoa, gerente de marketing e experiência do cliente da Ultragaz; Flávia Camargo, diretora de experiência em saúde do Hospital Israelita Albert Einstein; José Nery, head de inovação e transformação digital da HPE Automotores do Brasil Ltda; Luiz Otávio Landgraff, presidente da 99Pay; Mariana Lima, gerente de marketing de relacionamento na Construtora Tenda; Mariana Saraiva, head de experiência do cliente do Casar.com; Renata Borges Rodrigues, superintendente executiva de clientes e estratégia da Brasilseg; Ricardo Miras Cardenes, diretor de relacionamento com o cliente da Vivo (Telefônica Brasil); Rodrigo Tavares, vice-presidente sênior de CX da RecargaPay; Taiolor Morais, diretor de operações e tecnologia da Youse Seguros; Tatiana Rhinow, diretora de experiência do cliente da Cogna Educação; e Valmir Andrade, diretor de brandsplace da Privalia.

Deixe um comentário

Rolar para cima