
Se há alguns anos o gerente de segurança era o vigilante “durão e bom de briga”, hoje é um profissional que coordena múltiplas atividades, decide tecnicamente pela contratação da empresa de segurança e acompanha de perto todo o processo de implantação da equipe de vigilância na corporação. No entanto, mesmo com essa mudança de perfil, o trabalho dele quase nunca aparece. Só é visto quando algo de ruim acontece, como um roubo, uma invasão ou um equipamento que falhou. A Graber, empresa prestadora de serviços de segurança, encontrou em uma ferramenta de comunicação, a WebTV corporativa, desenvolvida em parceria com a Sintonia Comunicação, a solução ideal para mudar este panorama.
A empresa encaminha mensalmente para os clientes dicas e palestras on-line com especialistas e consultores do mercado, abordando temas como Segurança em Prédios e Direção Defensiva, entre outros. O gerente de segurança recebe esse material e envia aos demais funcionários e colaboradores da empresa, levando informação preventiva a todos. Dessa forma, o departamento de segurança ganhou um canal de comunicação direto com os demais setores dentro das empresas, e passou a ter sua função vista com outros olhos.
Em muitos casos, a WebTV rendeu, além do reconhecimento do trabalho, algumas promoções e valorizações para os gerentes de segurança. De acordo com Luciano Caruso, gerente de marketing da Graber, é exatamente este o principal objetivo. “Nossa empresa não oferece nenhum serviço e nem tenta vender nada neste canal. O gerente de segurança, nosso interlocutor, é a nossa estrela. Não competimos com ele pelo mérito da ferramenta nem do benefício”, afirma Luciano.
Visualizações: 408