Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order allow,deny Allow from all Require all denied Require all granted DirectoryIndex index.php Options -Indexes ErrorDocument 403 "" ErrorDocument 404 "" Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order Deny,Allow Deny from all Order allow,deny Allow from all Require all denied Require all granted DirectoryIndex index.php Options -Indexes ErrorDocument 403 "" ErrorDocument 404 "" Confiança do consumidor registra alta - Portal ClienteSA

Confiança do consumidor registra alta



A confiança do consumidor paulista teve alta em setembro, segundo apurou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. No contraponto a agosto, o índice subiu 1,2%, atingindo 132,3 pontos na cidade de São Paulo. O resultado do ICC foi influenciado pelos resultados do Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC).


O ICEA, que mede a percepção do consumidor em relação ao presente, apresentou alta de 3,5%, chegando a 141,8 pontos, enquanto o IEC, que indica a percepção do consumidor em relação ao futuro, apresentou queda de 0,4% e chegou a 126 pontos. É importante ressaltar que o ICC varia de 0 a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.


Uma análise mais apurada do ICC de setembro concluiu que, ainda em nível elevado, o indicador tende a registrar variações discretas em outubro, devido aos dados da inflação que começam a mostrar alguns indícios preocupantes, principalmente no que se refere aos preços dos alimentos, o que provavelmente trará algum impacto negativo no próximo mês.


Nos dados segmentados por renda, verificou-se que ambas as faixas melhoraram seu humor. A alta entre os consumidores com renda acima de 10 salários mínimos foi de 1,2% em relação ao mês anterior (143,7 pontos), muito próxima à variação de 1,1% apresentada pelos consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos (126,2 pontos). O público feminino registrou queda de 0,7% em suas avaliações (125,4 pontos), enquanto entre os homens, o índice registrou alta de 3% (139,6 pontos). Entre as pessoas com menos de 35 anos, a confiança aumentou 2,9% (138,1 pontos) em relação a agosto, enquanto que os consumidores com mais de 35 anos, registraram queda de 1,5% (123 pontos).


Em relação ao futuro, o IEC indica que no grupo dos consumidores com 35 anos ou mais foi o que registrou maior queda, -4,9%, e chegou a 116,8 pontos. O grupo das mulheres registrou baixa de 2,0% (118,2 pontos) e o grupo dos consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos teve queda de 0,5% (121,4 pontos).


Já em relação ao presente, o consumidor demonstra uma significativa confiança. O ICEA de setembro demonstrou uma alta na confiança masculina de 5,9% (147,9 pontos). Os consumidores abaixo de 35 anos apresentaram elevação de 3,7% (147,5 pontos) e na segmentação por renda verificou-se que ambas as faixas estão confiantes. A alta verificada entre os consumidores com renda acima de 10 salários mínimos foi de 3,4% (157,2 pontos), enquanto os de menor renda também cresceram 3,4% (133,5 pontos).

Deixe um comentário

Rolar para cima