O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos subiu para 158 pontos em setembro, contra 150 pontos em agosto. Em setembro de 2011 o índice estava em 152 pontos, e 153 pontos em setembro de 2010. “Os números da pesquisa mostram que o consumidor está cada vez mais confiante na manutenção do emprego e criam assim uma perspectiva mais favorável para as vendas de final de ano”, diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
A situação financeira atual é considerada boa para 49% dos entrevistados em setembro, contra 48% em agosto e 47% em igual mês nos dois últimos anos. Já a situação financeira futura deve melhorar para 56% dos entrevistados em setembro, contra 53% em agosto, e 52% há um ano e 55% há três anos. Com relação à manutenção do emprego, a situação permanece favorável com 42% dos entrevistados em setembro, contra 40% em agosto passado.











O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos de julho registrou 126 pontos na média de todas as regiões, contra 123 em junho (2009), e 138 pontos em julho de 2008. Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo, o crescimento do índice mostra uma recuperação da confiança do consumidor puxada por dois elementos básicos que estavam em falta – a confiança e o crédito. “Agora, a confiança retorna e o crédito volta a irrigar a economia e as perspectivas para o segundo semestre, que já eram boas, estão se confirmando pelas pesquisas”, completa Burti.








