Consumo e consciência



Autora: Ana Lúcia Berndt

 

Mais uma vez chega o Natal! E com ele, a correria generalizada por presentes, compras e consumo em geral. O comércio se anima e tem ótimas perspectivas para este final de ano, em função do crescimento do PIB e do aquecimento da economia do País. Mas uma parcela da população, uma parcela bem pequena, diga-se de passagem, já pára para pensar em alguns outros aspectos na hora de fazer as compras.


O ano de 2007 foi muito importante para a sensibilização das pessoas em relação ao valor de iniciativas sustentáveis. A grande divulgação que esta prática vem ganhando nos últimos anos em diversos segmentos – principalmente nos meios de comunicação – já está fazendo com que algumas pessoas enxerguem o meio ambiente e a sociedade com outros olhos. Afinal, a responsabilidade é de cada um de nós.


Ao tomarmos o caso do consumo como exemplo, percebemos que seu impacto pode ser positivo na economia, mas para pensarmos de uma maneira “sustentável”, devemos levar em conta também os aspectos sociais e ambientais em nossas avaliações. Ou seja, ao pensar em comprar algo, podemos tentar agir de uma forma mais responsável e “sustentável” também.


Em primeiro lugar, pense se aquele produto é realmente necessário para você. Depois, procure marcas que tenham preocupações sustentáveis – esse simples gesto é um importante passo para que a responsabilidade corporativa cresça cada vez mais. Afinal, empresas estão atentas ao que o mercado exige delas. Além disso, fique de olho na quantidade de energia necessária para a fabricação desse produto, nos resíduos que são liberados na natureza, na maneira como é transportado – isso inclui o tipo de combustível utilizado – e que fim é possível dar a ele após a utilização.


Atitudes simples podem ajudar a reduzir consideravelmente o impacto ambiental das compras de Natal. Por exemplo, no caso das embalagens de presente. Se você acha realmente necessário empacotar seus presentes, procure as caixinhas de material reciclado e leve sua própria sacola para as compras, reduzindo a quantidade de sacolas plásticas utilizadas pelas lojas.


Também é possível reutilizar as embalagens. Ao ganhar algo, você pode guardar a embalagem para embrulhar o presente que irá dar para outra pessoa. Se cada um de nós agíssemos assim, seria evitado o descarte de uma enorme quantidade de materiais desnecessários no meio ambiente.


Até mesmo sua ceia de Natal pode ser mais “sustentável”. Procure comprar verduras, legumes e frutas da estação, pois além dos preços serem mais baixos e os alimentos mais saborosos, já que não têm grandes quantidades de agrotóxicos, normalmente vêm de locais próximos, o que economiza combustível e, conseqüentemente, diminui a emissão de poluentes. Além disso, deixe para lavar a louça da ceia de uma só vez, assim, você economiza água na sua casa e tem uma atitude responsável.


É claro que tudo isso deveria fazer parte do nosso dia-a-dia. Mas já que no Natal costumamos fazer uma análise do ano que passou e programar nossas ações para o ano que vai começar, que tal incluir novos aspectos nessa reflexão corriqueira? Que tal pensar um pouco mais nos impactos que suas ações geram ao meio ambiente e à sociedade? Que tal pensar mais nas pessoas que estão à sua volta, naquelas que estão distantes, no ambiente em que você vive e no planeta como um todo? Que tal repensar alguns hábitos que podem nos ajudar na construção de um mundo melhor para as próximas gerações?


Ana Lúcia Berndt é jornalista, professora de Comunicação Organizacional e diretora de Novos Projetos da SOMA Agência de Comunicação Sustentável.

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