A crise pegou!

A crise econômica afetou todo o país. Seus efeitos também foram sentidos no mercado de crédito. Segundo Miguel de Oliveira, diretor de pesquisas econômicas da Anefac, as empresas tem até buscado por crédito em 2015, porém, não conseguem encontrá-lo. Segundo ele, os bancos estão mais seletivos na hora de conceder e os critérios estão mais rígidos, o que é visto como um reflexo do momento atual, com altos índices de inflação e de inadimplência. Outros indicadores podem ser preocupantes para o mercado. O executivo destaca, por exemplo, o spread mais alto, juros elevados e número de parcelas em queda.
Sobre o perfil das empresas que buscam crédito hoje no mercado, Oliveira comenta que são empresários de todos os portes. Ao contrário dos anos anteriores, quando pequenas e médias empresas lideravam a intenção de crédito para investir em seus negócios, esse ano, com o econômico desacelerado, até mesmo empresas grandes tiveram que recorrer ao crédito para fechar o mês no azul, o que, segundo o executivo, demonstra a proporção da crise.
Tanto que, para o ano que vem, o cenário não deve melhorar. O diretor de pesquisas da Anefac não vê um cenário animador. Segundo ele, as condições, seja políticas ou econômicas, que levaram ao cenário atual, ainda não mudaram e o problema tende em persistir em 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima