Altas taxas geram endividamento

Para 74% dos brasileiros com contas em atraso, é o cartão de crédito o culpado por gerar a inadimplência, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil. Atualmente, os juros praticados no rotativo do cartão, cobrado quando a fatura é atrasada ou quando o consumidor paga o mínimo, estão em 414,3% ao ano, de acordo com as médias de taxas de juros divulgadas pelo Banco Central.
Na pesquisa do SPC Brasil, o cheque especial também é destaque: entre os consumidores inadimplentes que possuem esta dívida, 67% atribuem ao cheque especial o fato de terem ficado com o nome sujo. As taxas praticadas no uso do cheque especial são tão expressivas quanto as do cartão de crédito, 263,7% ao ano.
Ainda de acordo com a pesquisa do SPC Brasil sete em cada dez (76%) consumidores inadimplentes que tomaram empréstimos em bancos e financeiras disse estar com o nome sujo por causa de atrasos no pagamento de empréstimos pessoais. A taxa de juros praticada é um pouco menor que as anteriormente citadas, 118,3% ao ano. Já a taxa dos empréstimos consignados é a menor, sendo de 27,6% ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima