Concessão de crédito recua em janeiro



A concessão de crédito no Brasil deve cair. Segundo a Serasa Experian, o indicador de perspectiva de crédito ao consumidor recuou 0,9% em janeiro. O resultado divulgado nesta segunda-feira, 1, representa a quarta queda consecutiva. Para José Pereira da Silva, professor do departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da EAESP-FGV, a expectativa de retração da procura por crédito deve-se ao comportamento do consumidor, preocupado com o custo do próprio crédito e com a capacidade de pagamento.

 

“Certa camada de consumidores atingiu um grau de compra e endividamento, por isso, começou a cortar novas aquisições. A volta dos impostos incidentes como o IPI sobre a venda de alguns produtos e, consequentemente, a alta dos preços, faz com que o consumidor racional organize melhor suas compras de acordo com suas prioridades”.

 

Outro fator que pode impulsionar uma possível queda na concessão de crédito é a decisão do Banco Central de elevar os depósitos compulsórios dos bancos. “O compulsório aplicado sobre os bancos é uma retenção de uma parte dos depósitos pelo Banco Central de acordo com a sua política monetária. É uma forma de enxugar a liquidez do mercado, reduzindo o volume de dinheiro nos bancos e, consequentemente, a oferta de crédito. Além disso, a elevação do compulsório provoca alta nas taxas de juros. Por isso, a tendência é que a demanda por crédito continue em queda nos próximos meses”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima