Em maio do ano passado foi regulamentada
a portabilidade de crédito e, desde então, os clientes de financiamento têm
mais facilidade em trocar de banco. Com isso, sobrou para essas instituições trabalharem
para que o cliente se mantenha fiel, agora que tem mais liberdade de escolha. “Agora
o cliente tem a oportunidade de buscar a alternativa de crédito que lhe convém
e, portanto, tem muito mais consciência do seu poder de barganha, tendo em
vista a sua importância para as instituições. Nesse sentido, a competitividade
entre os bancos aumentou, em busca de conquistar e fidelizar esse cliente”,
disse Virginia Moreira, diretora comercial de crédito consignado do Banco
Intermedium.
Nesse cenário, o desafio dos bancos e
financeiras é manter os clientes em sua carteira e, para isso, é preciso
atentar aquilo que os clientes necessitam e que, possivelmente, levarão em
consideração no momento da escolha. Isso vale não só para os bancos que podem
receber o crédito, mas, também, para aqueles que originaram o contrato.
Assim, os bancos serão procurados agora não
apenas pelas suas taxas, mas, também por aquilo que podem oferecer. “Os bancos
têm sido mais procurados pelos consumidores, não somente para
obter financiamento mais vantajoso, mas também por aspectos qualitativos, como:
atendimento diferenciado, comodidade ao realizar o negócio, dentre outros.” Por
isso, é fundamental que os bancos ofereçam ao seu cliente um atendimento
especial. “Nesse sentido, em uma disputa de preços, temos o diferencial de
valorizar a relação com o cliente, dando o suporte necessário antes, durante e
após todo o processo da operação”, completa Virginia.