O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor ficou praticamente estagnado em maio de 2012, ao atingir o patamar de 97,6. Como, por sua metodologia de construção, o indicador possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, a estabilização deste indicador após uma sequência de quedas mensais sinaliza que as concessões de crédito ao consumidor ainda estarão enfraquecidas ao longo dos próximos meses, devendo exibir comportamento mais favorável a partir do último trimestre deste ano.
Os elevados níveis de inadimplência e de endividamento do consumidor aliados à maior seletividade na análise e aprovação de crédito por parte das instituições financeiras deverão continuar a impedir uma recuperação mais acentuada das concessões de crédito, a despeito dos estímulos fiscais e monetários que têm sido colocados pelo governo, observam os economistas da Serasa Experian.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas também apresentou variação nula em maio de 2012, sustentando o patamar de 99,7. A estabilidade deste indicador bem próximo do nível 100 é um sinal de que o crédito às empresas deverá continuar evoluindo gradualmente ao longo dos próximos meses, sem apresentar acelerações significativas, dado o cenário de crescimento ainda lento da atividade econômica, em meio a incertezas e turbulências relacionadas à conjuntura externa.