O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas cresceu 0,2% em fevereiro de 2012, atingindo o valor de 97,9. Como o indicador prevê os possíveis movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, a interrupção recente da tendência de queda que vigorou ao longo do ano passado sinaliza que o crédito às empresas tenderá a reagir aos estímulos econômicos durante o segundo semestre deste ano.
A ampliação dos incentivos fiscais, as perspectivas de melhora gradativa no quadro financeiro internacional e as reduções adicionais da taxa Selic deverão impulsionar a demanda das empresas por crédito, principalmente durante o segundo semestre de 2012, observam os economistas da Serasa Experian.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 0,3% em fevereiro de 2012, atingindo o patamar de 100,8. Apesar da quinta queda consecutiva, o índice prevalece acima do nível 100, indicando evolução lenta nas concessões de crédito aos consumidores em 2012. Segundo os economistas, a alta inadimplência do consumidor tem dificultado uma expansão do crédito de forma mais acelerada, apesar dos estímulos monetários e fiscais que estão sendo adotados para a reativação do crédito e do consumo.