Crédito deve crescer 60% até 2015

Entre as projeções feitas pelo IGEOC, Instituto que reúne as principais empresas especializadas em recuperação de crédito do Brasil, estão a expectativa de expansão do crédito para 60% do PIB até 2015. Assim como o  forte crescimento do crédito imobiliário, a estabilidade dos índices de inadimplência em função do aumento do nível de renda dos trabalhadores, a antecipação de remessa dos contratos inadimplentes para cobrança, a entrada de players internacionais no mercado brasileiro, fusões entre empresas da área e a tendência dos bancos em concentrar os negócios em um número menor de empresas especializadas.
Segundo o presidente do IGEOC, Jair Lantaller, as carteiras de veículos vão continuar figurando como a principal alavanca do setor. “Segundo a projeção do Banco Central, o crédito até dezembro de 2011 vai atingir 48% do PIB, com destaque para o setor de veículos na ordem de 15%. Portanto prevemos um aumento significativo de unidades vendidas e um novo recorde, inclusive de financiamentos”, explica Lantaller. Só no ano passado, foram vendidas mais de 3,3 milhões de unidades, 63% através de vendas parceladas (46% financiamento, 11% leasing e 6% consórcio). 
As tendências do mercado até o fim do ano também serão debatidas no encontro. “Mantidos os patamares de inadimplência nas bases atuais e a projeção ficando entre 6 e 7%, em dívidas vencidas acima de 90 dias, não teremos grandes sustos no fechamento do ano”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima