Criado em 2009, a partir da autorização constante na Lei 11.795/08, o consórcio de serviços tomou impulso somente no final daquele ano. Todavia, o consumidor tem procurado o mecanismo de maneira crescente e variada. Enquanto no primeiro quadrimestre de 2010 havia 3,8 mil participantes, no deste ano chegou a 16,4 mil, aumento de 331,6%.
Possível de ser utilizado em qualquer tipo de serviço, o consórcio tem crescido mais na diversidade, destacando-se as áreas de residências com 38%, educação com 13%, festas e eventos com 21%, turismo e viagens com 11%, saúde e estética com 9%, e outros com 8%. O aumento de procura por alguns setores pode ser exemplificado pelas áreas de educação e turismo e viagens. Em levantamento feito em fevereiro de 2012, a demanda por cursos e formação era de 1%, enquanto hoje atinge 13%. Também em turismo e viagens a realização do objetivo saltou de 3,4% para 11%, no mesmo período.
De acordo com pesquisa realizada no mês de maio com administradoras que atuam no setor, a taxa média mensal de administração é de 0,42%, predominando grupos com prazos médios de 37 meses, sendo o mínimo de 30 e o máximo de 48 meses. Os créditos têm variado entre R$ 1.500,00 a R$ 38.000,00, sendo que 98% dos participantes são pessoas físicas e 2% são pessoas jurídicas, com parcelas mensais corrigidas anualmente por índices como INPC, IPCA e IGPM, que têm por objetivo manter atualizado o valor do crédito do serviço que será contratado pelo consorciado.