Crescimento planejado

Em muitos casos é comum o empreendedor ter a ideia, mas não possuir o capital necessário para executá-la. Observando a atual conjuntura econômica, então, a situação é cada vez mais difícil. Entretanto, a carteira de crédito voltada para a inovação, principalmente das micro, pequenas e médias empresas, incentivada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), é uma das únicas que vem crescendo diante do cenário de incertezas.
Observando esses fatores externos, A Caixa Econômica Federal vem trabalhando de forma estratégica esse segmento, inclusive com ações direcionadas, até para mitigar os riscos. O superintendente nacional de estratégia de micro e pequeno empreendedorismo da CEF, Samuel Crespi, comenta que os gerentes da instituição visitam as empresas e fazem uma avaliação de qual crédito é mais adequado frente à atual economia. Essa medida, bem como a disponibilização de aulas e dicas on-line, visa tanto à tomada de crédito quanto a consciência de quem o busca. “Os riscos que existem é a empresa contratar um crédito acima da capacidade de pagamento esperando um retorno do projeto que pode não se realizar dado à incerteza natural do mercado futuro”, pontua Crespi.
Com isso, a inadimplência dessa carteira está se mantendo baixa. E, caso ela ocorra, o superintendente apresenta alternativas como a repactuação das continuações, refinanciando o crédito adimplente em um prazo maior, reduzindo a prestação mensal e possibilitando a continuidade do pagamento em dia. Desta forma, por mais que o futuro próximo não seja alentador para a economia em geral, por aqui a história é outra. “A perspectiva é um aquecimento sazonal da demanda por crédito no segundo semestre de 2015 e uma conquista de mercado com as estratégias implementadas”, conclui Crespi. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima