Demanda das empresas por crédito cai 5,4%

Houve queda de 5,4% na demanda por crédito no mês de maio em relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação a abril, mês em que houve menor quantidade de dias úteis pela concentração de feriados, a procura das empresas por crédito subiu 12,3%. Porém, no acumulado do ano até maio, a demanda das empresas por crédito exibiu queda de 3,2% em relação mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a procura por crédito por parte das empresas ainda segue bastante deprimida, apesar da economia demonstrar alguns sinais de saída da recessão. O agravamento da crise política a partir da segunda quinzena de maio pode ter também impactado negativamente o apetite por crédito por parte das empresas.
Análise por porte
Nas micro e pequenas empresas, a queda interanual da demanda por crédito em maio foi de 5,2%. Já a demanda por crédito das médias empresas caiu 8,6% e, das grandes empresas, 8,7%. No acumulado de janeiro a maio deste ano, a demanda por crédito das micro e pequenas empresas recuou 2,9% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado. Nas médias empresas esta queda foi de 9,3% e, nas grandes empresas, o recuo em relação aos primeiros cinco meses do ano passado foi de 9,0%.
Análise por setor
A maior queda interanual da procura empresarial por crédito em maio foi de 9,5% nas empresas do setor industrial. Nas empresas comerciais o recuo foi de 9,1% e, nas empresas de serviços, a queda foi de 0,6%. Nos primeiros cinco meses deste ano, a demanda das empresas por crédito caiu 6,3% na indústria, 5,3% no comércio e 0,3% nas empresas de serviços em relação ao acumulado de janeiro a maio do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima